Girl power e noise rock arrebatam público no 2° dia do Novas Frequências

Por Alex Kidd

O trio Rakta. (Fotos Fernando Costa/I Hate Flash)

Noise rock, sintetizadores, cânticos sagrados e muito girl power. No último domingo, o segundo dia do Novas Frequências ocupou o Gampão Gamboa, no centro do Rio de Janeiro e reforçou a proposta do festival em garimpar novas direções musicais.

No início da tarde, a chuva intimidou o público que não lotou o espaço e os tímpanos foram aquecidos pela ‘supernoiseband’ composta por Tantão, God Pussy e Lê Almeida. 

Lê Almeida e Tantão

Enquanto Tantão improvisava um beatbox em cima dos ruídos estridentes criados por Pussy, Lê Almeida dava pancadas tão fortes no bumbo da bateria que em certos momentos não havia dúvidas de que o Galpão iria abaixo. 

Sobrevivemos.

O duo húngaro Céh, optou por um caminho mais intimista (mas não menos barulhento) e se apresentou num círculo no meio do pista. 

Gábor Kovács e Raymond Kiss do Céh

A música, uma combinação de loops de bateria eletrônica com riffs de guitarra, empolgou, mas o chamariz foram os movimentos flutuantes (a lá Gerrit Welmers do Future Islands) do vocalista Gábor Kovács.
O trio paulistano Rakta
Com a chuva cessada e a casa mais cheia, o maior burburinho se deu quando a garotas do Rakta subiram ao palco. Formada por Paula Rebellato (synths e voz), Natha Viccari (bateria) e Carla Boregas (baixo), a girl band arrebatou o espaço com uma combinação crua, hipnótica e original de punk-rock e sintetizadores.
A noite terminou com cânticos sagrados. O videomaker americano Vincent Moon uniu forças com o DJ libanês Rabih Beaini e a fotógrafa francesa Priscilla Telmon para apresentar “Cosmogonia”, uma jornada audiovisual para celebrar os cultos e ritmos religiosos do Brasil.
Priscilla Telmon, Vincent Moon e Rabih Beaini apresentam “Cosmogonia”

Foi a hora de sentar no chão e apreciar as imagens (belíssimas). Os incensos e perfumes que Priscilla acendeu durante a performance, ajudavam a criar o clima de transcendência.

Nossa odisséia sonora carioca continuará nesta segunda (5), às 20h, na Audio Rebel com o projeto Dissonantes que terá performances de Carla Boregas, Leandra Lambert, Natacha Maurer, Paula Rebellato e Renata Roman. 

Acompanhe nossa cobertura ao vivo no Instagram da Ilustrada!