9:59: Zopelar contra o tempo

Por Alex Kidd
d-agency_pedro-zopelar
O DJ e produtor mineiro Zopelar. / Foto: Divulgação

Conquistar a atenção da pista em tempos de redes sociais parece tarefa hercúlea. Não para Pedro Zopelar. Feito um xamã, seus sets que transitam entre a acid-house e o techno são hipnotizantes.

O DJ mineiro começou como residente na D-EDGE, mas construiu sua reputação em festas independentes como a “ODD” e a “Mamba Negra”. Fora das pistas, seus dotes como produtor podem ser ouvidos no “The Drone Lovers”, grupo de disco/house formado em parceria com Érica Alves e Davis Genuíno.

Zopelar na última edição da ODD realizada Nos Trilhos / Foto: Felipe Gabriel
Zopelar na última edição da ODD realizada Nos Trilhos / Foto: Felipe Gabriel

Único brasileiro escalado no Sónar São Paulo, ele diz que seu set combinará instrumentos analógicos com o software Ableton Live. “Depois que eu vi o [músico alemão] Matthew Jonson tocando ao vivo com vários sintetizadores e um laptop, minha mente se abriu” conta.

Zopelar aceitou o desafio do 120BPM. A tarefa não é simples. Os artistas convidados têm 10 minutos (ou 9:59) para criar uma faixa do zero. Vale tudo: sintetizadores, laptops, palmas, caixotes… O importante é respeitar o relógio.

Para criar o som, ela usou os sintetizadores Roland SH-101Yamaha DX-11, Elektron Analog 4  e a bateria eletrônica Elektron Machine Drum.

Confira o resultado abaixo:

– Ouça as músicas de Zopelar.
– Curta o 120BPM no Facebook!