Sónar São Paulo anuncia palestras e mostra audiovisual gratuitas

Por Alex Kidd

Agendado para ocorrer entre os próximos dias 24 e 28 de novembro, o Sónar São Paulo, além das atrações musicais, promoverá uma série de palestras, workshops e uma mostra audiovisual nos quais o objetivo será discutir música, criatividade e tecnologia. Uma olhada na programação revela que a organização do festival optou por ressuscitar o velho espírito punk do “faça você mesmo”.

O 120 BPM selecionou alguns destaques dessa semana imperdível.

Foto de Felipe Morozini para a série "O Jardim Suspenso da Babilônia".
Foto de Felipe Morozini para a série “O Jardim Suspenso da Babilônia”.

FAÇA VOCÊ MESMO
Se a ordem é colocar a mão na massa, nada mais oportuno do que chamar gente que faz acontecer. O Sónar +D ocupará o Red Bull Station no Centro de São Paulo e trará vários “makers” compartilhando suas experiências.  No dia 28/11, o fotógrafo e artista plástico Felipe Morozini, diretor da Associação Parque Minhocão, falará sobre as iniciativas culturais  que ajudaram a revitalizar a região. “Ações como essas ajudam a cidade a encontrar e enfrentar seus problemas”, comenta Alê Youseff, que divide a curadoria da programação com Hermanno Vianna e Ronaldo Lemos.

AUDIO…
Já os produtores de música eletrônica poderão se interessar pela palestra “Produção musical e tendências sonoras”, que será realizada no dia 27/9, às 18h. O bate-papo contará com a participação do compositor responsável pela trilha do filme “O Palhaço”, Plínio Profeta, e do cofundador da Orquestra Imperial, Bernard Ceppas.

Os ingressos das palestras serão adquiridos por meio do preenchimento de um formulário de inscrição no site oficial do Sónar São Paulo.

how-to-get-out-of-the-cage-24460
O músico John Cage e o diretor Frank Scheffer

VÍDEO…
O MIS (Museu da Imagem e do Som) abrigará o Sónar Cinema.  Nas mãos dos curadores do In-Edit, o homenageado da vez será o cineasta holandês Frank Scheffer. O diretor sempre esteve envolvido com artistas de vanguarda da música eletrônica e terá seus documentários exibidos no museu.

As conversas de Frank com o pioneiro da música eletrônica John Cage foram filmadas durante um ano e resultaram no documentário How to Get Out of the Cage’, que será exibido no dias 24 e 28/11, às 17h30.

O filme ‘Brian Eno: Music for Airports’, de 1999, registra o grupo experimental americano Bang On A Can interpretando as canções do seminal disco de Eno, estará em cartaz nos dias 24 e 28/11, às 17h30.

Os ingressos são limitados e serão distribuídos por ordem de chegada no MIS.

… DISCO!
Sustentando o pilar musical, o Sónar Club, que está marcado para o dia 28 de novembro no Espaço das Américas, em São Paulo, aposta em figuras conhecidas como o Hot Chip e o The Chemical Brothers. Porém, é o artista brasileiro Zopelar, junto com a produtora chilena Valesuchi, que produz e contrói seus próprios sintetizadores, o maior exemplo da tendência “mão na massa” pregada pelo festival.

Valesuchi
A produtora chilena Valesuchi.

O Sónar Club é o único evento pago. Os ingressos custam entre R$ 275 (meia entrada) e R$ 550 e estão à venda no site do evento e na bilheteria do Espaço das Américas.

A programação completa estará disponível na página oficial do Sónar no Facebook.

– Curta o 120BPM no Facebook!
– Ouça nossas playlists !