9:59: Lucas Rampazzo contra o tempo

Por Alex Kidd

12059776_10207220401806438_1266683203_o

Apaixonado por texturas e traços geométricos, o designer Lucas Rampazzo, 33, traduz seu universo gráfico em sons. “Embora as ferramentas mudem, a maneira de raciocinar e executar algo permanece a mesma”, disse ao 120BPM. Foram as experiências sonoras numa residência artística em Roterdam (Holanda), que fizeram o paranaense se interessar nas múltiplas possibilidades da música eletrônica.

Em São Paulo, onde mora desde 2005, seu flerte com a música ganhou as ruas. Munido de sintetizadores portáteis, ele já apresentou seus timbres experimentais na festa OFF do coletivo S/A e em outros rolês underground da cidade. No ano passado, sua faixa “There” entrou na coletânea Hy Brazil Vol. 5 – New Experimental Music From Brazil , garimpada pelo produtor Chico Dub.

O blog convidou Rampazzo para a série 9:59, que desafia os artistas a criarem uma canção em 10 minutos. Vale tudo: sintetizadores, laptops, palmas, caixotes… O importante é respeitar o relógio.

“Costumo trabalhar com repetições e, a partir de variações, vou tentando criar as camadas da música”, diz sobre o processo. Para criar a faixa, ele usou os sintetizadores portáteis MicrokorgKorg Volca Beats, Korg Volca Bass e o software de produção Ableton Live.

Confira o resultado abaixo.

– Ouça as músicas de Lucas Rampazzo.
– Curta o 120BPM no Facebook!