Jukeboxx: #LOVEwins

Por Alex Kidd

Toda semana vou postar no blog uma seleção de músicas para acompanhar o fim de semana. Como hoje temos um dia histórico com a legalização do casamento gay nos EUA, selecionei 5 canções da house music, vertente da música eletrônica que teve seu alicerce na cena gay.

1. Can’t Play Around (Larry Levan Extended Mix, 1982)

O DJ americano Larry Levan foi um dos pais da house music. No final dos anos 70, seus sets no clube gay Paradise Garage, em Nova York, tornaram-se lendários. A versão extendida de “Can’t Play Around”, do grupo feminino Lace, tem 10 minutos de pura euforia disco.

2. It’s a Sin (Pet Shop Boys, 1987)

O vocalista Neil Tennant aborda diversos traumas em um dos maiores hits do Pet Shop Boys. Na faixa, ele descreve sua educação católica e a culpa por ter “pecado”. No final, os versos em latim dizem: “I confess to almighty God, and to you, my brothers, that I have sinned exceedingly in thought, word, act and omission, through my fault, through my fault, through my most grievous fault”. O cantor só saiu do armário em 1994 numa entrevista para a revista gay Attitude.

3. Vogue (Madonna, 1990)

A cena underground já havia criado o voguing antes de Madonna surgir com seu hit de escala global. A dança surgiu no Harlem, nos anos 80, nos bailes que reuniam a comunidade negra, latina, gay e transgênera. O dançarino Willi Ninja, um dos pais do estilo, apresentou os passos no vídeo “Deep in Vogue”, de Malcolm McLaren. Porém, foi Madonna quem imortalizou a coreografia inspirada nas poses da revista de moda e das estrelas de Hollywood. Não foi só a dança que ganhou reconhecimento mundial: as influências da house music na produção de Shep Pettibbone ajudaram a popularizar o estilo em todo o mundo.

4. You Belong (Hercules and Love Affair, 2008)

Andy Butler chamou a transexual Nomi Ruiz, vocalista do Jessica 6, para fazer esta ode elegante à vida noturna. A música sampleia “Good Life” do Inner City, outra banda pioneira de house.

5. Wrote A Song About You (MNEK, 2014)

“Sim, estou saindo com um cara e ele é meu namorado, logo sou gay!”, disse o cantor e produtor de 20 anos para a revista Attitude. MNEK foi um dos cantores mais falados em 2014. Ele participou de “Ready for Your Love” , maior hit do duo house Gorgon City e terminou o ano assinando algumas canções do último disco da Madonna. Neste ano sai seu aguardado disco de estreia, e “Wrote A Song About You” é um ótimo abre-alas com suas influências de deep house.

Curta o 120BPM no Facebook!